terça-feira, 22 de novembro de 2011

atividade 2.8

Atividade 2.8 – Relato experiência digital
                                                         
O exemplo relatado por nós, Professoras Patrícia e Fernanda, é apenas uma pequena parte de um processo que está sendo construído com base no projeto da escola onde atuamos. Tal projeto desenvolvido tem como objetivo primordial valorizar e resgatar a cultura local haja vista a mesma estar inserida numa comunidade quilombola. Algumas moradias fazem parte da antiga senzala que foi restaurada. As atividades foram desenvolvidas numa turma de 24 alunos do 2 º ano de escolaridade. As primeiras aulas foram mais expositivas com muito diálogo e pesquisa pelos alunos com suporte docente em livros, fotos antigas, conversa com os mais velhos, vídeos, cartazes, entre outras fontes históricas. A segunda parte foi à observação em campo. Os alunos já sabiam o que pesquisar, finalidade e como registrar. Fomos a campo recolher materiais como fotos, entrevistas e vídeos. Usamos como recursos: questionários produzidos em sala, câmera de celular e fotográfica.
Os alunos gostaram do “passeio”, pois estavam tendo contato de perto com sua própria história. Apesar de ser numerosa, a turma se comportou dentro da normalidade. A única dificuldade apresentada foi o compartilhamento de material, pois todos queriam tirar fotos ao mesmo tempo ou filmar e essa negociação não foi tão fácil. No fim correu tudo certo, os alunos ficaram exaustos e pediram para realizar mais visitas aos lugares históricos. Recolhemos os materiais e essa foi a próxima parte. O que fazer com o material pesquisado? Quais atividades aplicar numa turma de segundo ano com numero expressivo de alunos e quase não tem noções de informática? Após reflexões decidimos eu e a professora Fernanda, pedir aos alunos que escrevessem as legendas nas fotos que eles tiraram. Escrever o nome do lugar e alguma lembrança ou o que aquele ambiente representa ou desperta em quem está ali. A turma foi toda, ou seja, não foi dividida ao meio como costuma ser. Estávamos dando suporte aos alunos. Previamente foi feito um combinado com eles a fim de minimizar os conflitos. Todos tinham que contribuir com uma frase ou palavra que fosse. Os alunos nos surpreenderam pelo envolvimento e interesse deles,  demonstraram compartilhar melhor os recursos disponíveis. As disciplinas envolvidas nessas atividades foram história, geografia e língua portuguesa.

Referências bibliográficas:

Felipe, Carlos – O Grande livro do folclore. Belo Horizonte: Leitura, 2004

Guimarães, J. Gerardo M.  Barueri :Manole, 2002 


Webliografia:



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