quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Hipertexto

Navegar livremente é uma forma de descobrir coisas interessantes sem planejamento específico. Quando navegamos sem um objetivo, temos a oportunidade de aguçar a curiosidade clicando em links que nos chamaram atenção, visitar sites sugeridos em algum lugar por simplesmente achar o nome atrativo.
Através desta ação podemos vivenciar experiências que de forma organizada não experimentaríamos.
Nessa minha experiência de navegação, pude constatar que clicar em vários links ajuda na formação de um conceito de Hipertexto, mas que essa conduta também pode facilitar a perda de rumo. Por sair clicando e abrindo janelas, em alguns casos, não sabemos como voltar para tela anterior. Daí chega-se ao ponto de ter que fechar tudo e iniciar novamente a navegação do ponto inicial.
No portal do professor, por exemplo, eu conseguiria enumerar o caminho percorrido. Mas quando fiz a navegação livremente isso não se torna possível, visto que os links foram muitos.
Acredito que essa experiência também contribua para uma leitura mais global, de diversos gêneros e assuntos. Uma leitura não forçada, mais prazerosa, já que clicamos e abrimos apenas temas que nos chamaram atenção por alguma razão.
Trata-se de uma oportunidade de agregar informações de forma não organizada, não sistemática e intencional.
Podemos, assim, ter um noção do quanto o nosso aluno tem contato com várias informações num momento livre de navegação. Quando achamos que eles não estão aproveitando nada do que estão visualizando por ali, na verdade estão agregando em si vários conceitos novos.
É interessante nos dar conta disso, pois na maioria das vezes não paramos para analisar os caminhos que percorremos.

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